domingo, agosto 29

Campanha "Adopte um Gestor de Recursos Humanos"



É necessário, é urgente. Preocupa-se, organiza-se.

Não tenho dúvidas que existem muitas áreas da nossa sociedade que precisam de um Gestor de Recursos Humanos. Precisam de quem se preocupe com as pessoas que trabalham, de quem consiga organizar o caos, de quem seja polivalente,de quem tenha visão estratégica e crie sinergias, etc.

Eis uma breve lista de alguns sectores e algumas instituições que poderiam aderir a esta campanha:


  • Clubes de Futebol (que falta faria um bom gestor de recursos humanos ao SLB)

  • Bombeiros Voluntários e Sapadores (que falta lhes faz a organização)

  • Instituições de Ensino (escolas, colégios, universidades)

  • Sector Político (seria bom ter políticos com visão estratégica e preocupação com as pessoas) Já existem alguns vereadores de recursos humanos nas câmaras municipais mas faltam mais...

  • Sector Social (um bom gestor de recursos humanos poderia ser capaz de organizar e modernizar as associações, as misericórdias, as organizações não governamentais...)

  • Sector Cultural (rentabilizar e inovar os teatros, os cinemas, os museus...dando mais credibilidade e organização)

E se adoptar um Gestor de Recursos Humanos seja simpático com ele. Trate-o muito bem.


Agosto Questionável


Todos os meses, no fim de cada um, haverá lugar para interrogações (de todo o género). Quanto às respostas, essas, ficam em aberto para quem as quiser dar. Sim, porque tudo é questionável.


- Porque é que o nosso Norte, cheio de história, não cumpre com o passado e com as suas noites quentes e típicas ventoínhas em Agosto?

- Alguém consegue explicar a voz de Mariza (que acaba de ser convidada para cantar nas Pirâmides do Egipto)?

- Haverá algum estudo que demonstre que os Portugueses quando são bons e estão sobre pressão, porque são bons, acabam por falhar?

- Existirá algum indicador que nos mostre a esperança média de vida das empresas em Portugal, numa altura em que são sucessivos os casos de fecho ?

quinta-feira, agosto 19

Flutua na onda do mar (sim, porque é Verão)




Ondas.
O teu cabelo.

Profundo.
O teu olhar.

Estrelas.
A tua é a maior.

Pegada.
A tua não se apaga quando a onda é revoltosa.

Frio.
A tua temperatura não se mede.

Espuma.
A tua brancura.

Maré cheia.
A tua presença.

Calma.
A tua força.

Porto de abrigo.
A força dos teus abraços.

Aridez.
És uma onda exponencial.

Flutuar na onda do mar a olhar para o céu e a escutar a tua voz que arrebenta na encosta.

Eu, abaixo – assinado, prometo assumir todas as tarefas que me são confiadas...


E tudo se iniciará assim se o nosso Presidente Sampaio me ordenar que forme governo. Não o vou querer desiludir e serei mais rápido que a minha própria sombra. Já tenho preparado o meu elenco governamental. Assim sendo, o XVIII Governo Constitucional será composto pelos seguintes Ministérios:

1. Ministro de Estado e da Cultura –
Carlos Luís Ramalhão
2. Ministra dos Negócios Estrangeiros –
Manuela Oliveira
3. Ministra das Finanças – Carla Novais
4. Ministro da Economia – Pedro Melo
5. Ministra da Educação –
Sara Cruz
6. Ministra da Saúde –
Sílvia Coelho
7. Ministro da Justiça –
Helder Granja
8. Ministro da Segurança Social – Alexandre Amaro
9. Ministro da Defesa –
Sérgio Silva
10. Ministro da Presidência –
Bruno Brasil
11. Ministra das Obras Públicas –
Laurinda Costa
12. Ministra do Turismo – Vanessa Mandim
13. Ministro da Administração Interna –
Fernando Lopes
14. Ministra da Agricultura –
Cátia Reis
15. Ministra do Ambiente –
Eunice Marques
16. Ministra dos Assuntos Parlamentares – Cláudia Sofia Freitas

Este governo, apesar de totalmente desconhecido para as revistas cor de rosa e jornais a preto e branco, é recheado de qualidades. Todos os seus membros têm algo a ver com a função que desempenham, embora ás vezes nem eles percebam que têm!!

Agora é só esperar pela decisão do nosso Presidente Sampaio e prometemos não amuar se ele não nos nomear.

O (primeiro) livro de José Mourinho



Independentemente da minha cor clubística ser outra que não a que está marcadamente narrada no livro escrito por Luís Lourenço, tal não me impede de achar que este livro é interessante para quem conhece de futebol mas também para aqueles que, como eu, conhecem/estudam as questões da gestão das pessoas/equipas – ou dos recursos humanos.

Composto por uma escrita acessível, porque não demasiadamente técnica, talvez lhe falte um pouco mais de criatividade. Acerta na simplicidade e sobriedade.

Relativamente à história do livro ficamos a conhecer um treinador de futebol mas acima de tudo um gestor de pessoas. Percebem-se essas preocupações a par de preocupações técnicas e estratégicas.


Fica que José Mourinho é um treinador moderno, inteligente, criativo, sentimental e excessivamente egocêntrico.

domingo, agosto 1

Povo Português, Povo Cabo Verdiano


Havia palavras especiais para deixar a pessoas especiais mas que não vão ser aqui escritas porque muito provavelmente estaremos com elas mais cedo ou mais tarde e aí as podemos dizer pessoalmente. No entanto existem duas pessoas que muito provavelmente não voltaremos a ver porque Cabo Verde as espera...a Edna e a Dulcelina.

Muitos de nós vamos lembrar-vos com saudade. Fica a vossa simpatia, a humildade, a alegria mesmo durante os momentos difíceis, a vossa forma típica de falar e, sobretudo, a vossa CORAGEM!

E que um dos próximos jantares seja em Cabo Verde!

E depois do adeus ?


Sexta-feira, 30 de Julho de 2004, foi o nosso primeiro encontro depois de finda a nossa aventura de 5 anos de Recursos Humanos. Agora, que os contactos não se percam e que consigamos ter aprendido com tudo aquilo que passámos (o bom e o mau).

E depois desta sexta-feira outros dias virão...

Dido - whiteflag


As músicas ficam sempre marcadas a determinados momentos ou pessoas...