segunda-feira, novembro 22

As metáforas entre a educação, a economia e o trabalho, de Joaquim Azevedo

A metáfora do VOO da BORBOLETA – no passado era fácil traçar o futuro escolar, profissional e familiar, agora o futuro é um contexto de imprevisibilidade, turbulências. A beleza do voo das borboletas esconde um segredo: em cada dia e em cada momento em que o voo se inicia, ele nunca se repete. Vivemos cada vez mais em fases de transição...

A metáfora da PRIMEIRA PEDRA - um diploma já não é o telhado da casa, representa apenas a sua primeira pedra. Não o possuir é desde logo um factor de risco de exclusão mas a sua qualidade é essencial para uma construção segura do nosso futuro. A escola e a universidade esquecem-se que são essas primeiras pedras, acham errado educar.

A metáfora do CARTÓGRAFO - hoje pode-se dizer que um diplomado é um cartógrafo. O cartógrafo nunca possui todos os dados, vai escuntado, desenhando lugares e rotas, dando forma ao desconhecido. De modo semelhante os percursos escolares e profissionais devem ir sendo construídos, devendo nós construir continuamente o nosso mapa de competências, uma arca que se desactualiza e se tem de reactualizar de tempos em tempos.

A metáfora do TESOURO - As mulheres e os homens continuam escondidos atrás dos alunos e dos formandos, a humanidade que mora em cada aluno ou formando permanece ocultada, adormecida, esquecida. Cada vez mais os sistemas educativos e os seus orientadores se interessam mais em tesouros socioeconómicos do que nos tesouros humanos.

A educação deve preparar cada ser humano para elaborar pensamentos autónomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.

1 Comments:

Blogger O Estranho said...

Caro amigo, se o silêncio fosse ouro, eu seria um rico infeliz! Perdoa-me a minha amizade ausente, o esquecimento constante e o não aproveitar das ocasiões livres para dizer "Olá! Está tudo bem contigo?". Que triste forma de vida que é não estar com seres humanos que nos dão o privilégio de nos considerarem amigos! Comigo está tudo bem, excepto quando me lembro de que devia dizer qualquer coisa (o problema é que os remorsos só duram alguns minutos, porque depois lembro-me que tenho trabalhos da escola atrasados...)e espero que contigo também.
Aproxima-se o fim do curso e finalmente vou descobrir se o meu diploma é uma pedra (daquelas que se fumam...) ou um alicerce, como referiste...
Espero que esteja tudo bem contigo e lembra-te que se precisares de algo... bom, com requinte, eu posso fazer de Ambrósio... OK, isto foi um disparate! :) Um grande abraço do Estranho-cabeça-de-alho-chocho.

1:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home