Novas formas de abuso de mão-de-obra: Estágios Não Remunerados
Mais uma prova do que em Portugal funciona mal são os habituais estágios não remunerados em que as empresas aproveitam os estudantes, sem emprego e à busca de experiência profissional, para todo o tipo de trabalho que muitas vezes ninguém quer fazer. Se formos dar uma espreitadela aos sites de algumas empresas de emprego damos conta que são pedidos estagiários (especialmente de recursos humanos) para períodos de trabalho de 6 meses em que absolutamente nenhuma regalia lhes é dada, para além da do trabalho excessivo.
Todos vivemos no clima da velha máxima do que o que interessa é a experiência, e claro que as Universidades agradecem esse facto (pois não têm que ser elas a arranjar os estágios). Podemos ter todos muitas dificuldades em arranjar emprego mas estas formas de trabalho não deveriam ser permitidas, são acima de tudo formas de aproveitamento sobre os mais fracos. É um erro social e de justiça frequentemente esquecido, o que parece tornar uma situação completamente anormal numa situação perfeitamente normal.
